O raizeiro de Araci – versão vídeo

A médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda e o jornalista Biaggio Talento são os responsáveis pelo Canal Cultura Popular Brasileira no Youtube e em outras plataformas digitais.

Parceiros de Meus Sertões, desde o lançamento do projeto, em 2016, eles transformaram uma de nossas reportagens em uma versão em vídeo. Trata-se da história do raizeiro Sebastião Jovino da Costa, de Araci, no sertão baiano. A trajetória do dono do box 56 do mercado de farinha foi contada em duas partes.

A primeira sobre o conhecimento adquirido para tratar doenças através de ervas e garrafadas e a segunda sobre uma ventura em universo fantástico dos tempos em que o rezador era pai de santo.

Pois bem, você pode ver a primeira parte agora, no vídeo abaixo:

Leia a segunda parte da história clicando aqui.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques