Rezas diversas

Rezas diversas

Na segunda e última parte do vídeo sobre Rafael de Souza Santos, 21 anos, um dos raros artesãos que conhece e faz os poderosos cordões de São Francisco, usados em rezas e para guiar os mortos ao Céu, nos ensina as orações feitas para curar quebranto, dores diversas, sol e sereno e espinhela caída. Também mostra como o cordão é usado durante algumas rezas. Por fim, ensina o bendito que deve ser entoado durante a confecção da corda de frade.

Lamentavelmente, durante o período que foi feita essa gravação, a mãe de Rafael, a agricultora Maria Francisca dos Santos morreu de covid-19. Coube ao filho a dolorosa tarefa de confeccionar o cordão para a jornada final de Maria. Meus Sertões e o Canal Cultura Popular Brasileira manifestam nossos sentimentos à família.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *