Serrita 2019

A Missa do Vaqueiro é um evento que atrai a cada ano um número maior de participantes. A celebração começou a partir do assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó Mendes, cuja coragem era exaltada no sertão. Ele foi executado traiçoeiramente na caatinga, na localidade de Sítio dos Lages, em Serrita, a 550 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco.

A primeira celebração foi idealizada pelo cantor e compositor Luiz Gonzaga, primo de Jacó, em 1971. A missa foi celebrada pelo padre João Câncio dos Santos. A partir daí, todos os anos, no terceiro domingo de julho, vaqueiros de todos os estados das regiões Norte e Nordeste se reúnem no local para fazer oferendas.

Nos dias que antecedem a missa, são realizados festejos com vaquejada, pegas de boi e shows, com a participação de banda de pífanos, sanfoneiros, repentistas, aboiadores. Este ano, foi a 49ª edição da festa. O premiado fotógrafo paraibano Severino Silva esteve em Serrita e preparou, com exclusividade, este ensaio sobre vaqueiros para o site Meus Sertões.

WordPress Gallery Plugin

Severino Silva Contributor

Paraibano, foi morar no Rio de Janeiro ainda criança. Severino Silva aprendeu a fotografar no jornal O Globo, onde foi contínuo. Passou por cinco redações e é considerado um dos três melhores fotógrafos do Brasil na cobertura de conflitos urbanos. Ganhou vários prêmio nacionais de fotografia.

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

2 respostas

  1. Parabéns pelo maravilhoso trabalho e retrato da cultura do Vaqueiro do Nordeste, sou de uma família de bons vaqueiros, porém, minha praia é o aboio, o cordel, a música do Sertão e a poesia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques