Igreja de Santo Antônio de Itatim

A iniciativa da construção da Igreja de Santo Antônio, em Itatim, foi da comerciante e fazendeira Morena Rebouças, 50 anos antes da emancipação política que ocorreu no dia 13 de junho (mesma data em que são feitas celebrações para o santo casamenteiro) de 1989.

Morena e o marido Lió eram do Argoim, cujo padroeiro também é Santo Antônio e que hoje pertence a Rafael Jambeiro. Lió morreu em 1942, de infarto, e deixou Morena com seis filhos.

A igrejinha, em torno da qual o então povoado de Tanquinho se desenvolveu, foi construída graças ao esforço das mulheres que carregavam latas com água, pedra e areia na cabeça, segundo consta no livro “Tanquinho de ontem ao Itatim de hoje”, de Jeová Santana. A obra foi concluída em 1948.

Localizada no meio da avenida Teotônio Vilela, o pequeno templo tem espaço para 35 pessoas. Nos dias da festa do padroeiro, as celebrações são feitas sob toldos colocados entre a igrejinha e um depósito de bebidas e lanchonete.

O espaço entre a ilha comercial e a igreja constantemente é ocupado por carros, motocicletas e pequenos caminhões que transformam o local em estacionamento improvisado.

Frente da igreja é utilizada como estacionamento.Foto: Paulo Oliveira
Igreja fica atrás de um depósito de bebidas e um bar, no meio da rua. Foto: Paulo Oliveira
Para realizar o trezenário são colocados toldos diante da igrejinha. Foto: Paulo Oliveira

Foto de Morena Rebouças, idealizadora da  igreja, na parede do templo. Foto: Paulo Oliveira

Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

4 respostas

  1. Boa tarde!
    Fui batizada nessa igreja acho que a 42 anos a trás e estou precisando da segunda via do meu batistério e não sei onde localizar-lo. Poderiam me ajudar ?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques