Ciro de Uiraúna

Entrevista, texto vídeo e edição de Helenita Monte de Hollanda e Biaggio Talento. Texto de apresentação: Paulo Oliveira Uiraúna é uma cidade paraibana colada no Rio Grande do Norte. É conhecida como a ‘Terra dos Músicos, Sacerdotes e Médicos’ e também de Ciro Fernandes, 80 anos, que veio ao mundo para contrariar essa máxima.

Verde sertão

De todos os artistas sobre os quais falei e falarei nesta nossa temporada sobre artes plásticas populares, Luiz Tananduba foi aquele que me produziu sensações antagônicas. “Fácil” de resumir – Tananduba é o poeta das cores e luzes. “Difícil” pela sofisticação não só artística, mas discursiva.

A arte do Cariri

Sabe quando um artista lhe encanta pelo traço, cores, temática…? O efeito da obra do grande Gilberto Pereira, que leva o Cariri na alma, sobre mim foi de apaixonamento!

Dona Cadu

Conheci Dona Cadu em 2011 enquanto trabalhava no Recôncavo Baiano, médica na cidade de São Félix. Na inquietação com que cheguei já mapeando lugares e perfis, Coqueiros foi a minha primeira “fugida” para a vizinha Maragogipe, movida pelo saber que, do barro, fazia-se ali maravilhas!

Novo rezador

Trago hoje, como muita alegria, mais um jovem rezador, desta vez um potiguar, nascido e criado em Caiçara do Norte, hoje residente em Vila Flor. Pablison Castro tem atualmente 28 anos, mas é rezador desde os 12 anos.

Oração do aflito

O “Rosário Apressado” é uma reza para os aflitos. Só deve ser usada nos momentos de maior necessidade, segundo Cícero Lázaro Moreira, de Canindé, cidade do sertão cearense.

Rezas diversas

Na segunda e última parte do vídeo sobre Rafael de Souza Santos, 21 anos, um dos raros artesãos que conhece e faz os poderosos cordões de São Francisco, usados em rezas e para guiar os mortos ao Céu, nos ensina as orações feitas para curar quebranto, dores diversas, sol e sereno e espinhela caída. Também […]

O cordígero

Rafael de Souza Santos, 21 anos, se tornou um afamado fazedor de cordões de São Francisco, em São Félix do Coribe, no sertão baiano. Nos últimos anos, é muito difícil encontrar cordígeros, por isso, uma antiga tradição está minguando.

Menino rezador

Nossa história hoje é sobre o menino rezador Rafael. Aos 12 anos, ele já se inquietava no desejo de seguir os passos da avó octogenária, rezadeira afamada. Dela aprendeu as primeiras rezas e iniciou-se, ainda criança pagã, a fazer o bem na comunidade em que reside, no distrito de Pedra Branca, em Canudos (BA).

Contraveneno

Usado por algumas benzedeiras em seus processos de cura, o cuspe é milenarmente conhecido. Afinal foi com saliva que, segundo o Evangelho de Marcos, Jesus curou um cego de nascença. A cultura popular e a medicina rústica se arvoram em curas e benzimentos, e é antiquíssima a fórmula que reza: “Jesus, Maria e José, cuspe em […]