Imagens

Um passeio pela Baixa dos Quelés

As viagens feitas por Meus Sertões para apuração de reportagens são chamadas de expedições. No início, duravam entre quatro e sete dias. Posteriormente, passaram a ter até duas semanas de duração. A ida a Jeremoabo foi a terceira expedição, realizada em outubro de 2016. Pisávamos pela primeira vez em um quilombo sertanejo. Embora focado na Baixa dos Quelés, ele é formado por outras comunidades: Baixa da Lagoa e Olho d´ Água, reconhecidas em conjunto pela Fundação Palmares, e Carobinha, surgida posteriormente.

…Ler mais.

Serrita 2019

A Missa do Vaqueiro é um evento que atrai a cada ano um número maior de participantes. A celebração começou a partir do assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó Mendes, cuja coragem era exaltada no sertão. Ele foi executado traiçoeiramente na caatinga, na localidade de Sítio dos Lages, em Serrita, a 550 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco.

…Ler mais.

Novos olhares

A exposição “Malhada de Pedras: um retrato arquitetônico de sua história” foi organizada para celebrar a comemoração dos 57 anos de emancipação política do município de Malhada de Pedras, localizado na região Sudoeste da Bahia, a 689km da capital baiana. O trabalho foi produzido pela turma 2019 do curso técnico em Processos Fotográficos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Guanambi, sob a supervisão da professora e jornalista Natália Silva, colaboradora de Meus Sertões desde a criação do site.

…Ler mais.

Romaria da Terra

A 42ª Romaria da Terra e das Águas, realizada em Bom Jesus da Lapa, a 779 quilômetros de Salvador, atrai todos os anos milhares de romeiros. Este ano o tema foi ““Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados”. O fotógrafo Severino Silva, parceiro de Meus Sertões, participou do evento, entre os dias 5 e 7 de julho, e produziu as fotos que fazem parte, a partir de hoje, da seção Galeria, na primeira página do site.

…Ler mais.

Romaria na Semana Santa

A menos de 15 dias do início da Semana Santa, Meus Sertões reconstitui com fotos o caminho da procissão que sai da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e vai até ao Santuário da Santa Cruz, em Monte Santo (BA). A romaria, que reproduz a Via Sacra, foi o mesmo caminho percorrido pelos homens de Antônio Conselheiro, que o levaram de maca até o local onde o frei Apolônio de Toddi determinou, no século 18, a construção de um dos templos mais procurados pelos sertanejos na Sexta-Feira da Paixão e no dia de Todos os Santos, em novembro.

…Ler mais.