Rafael de Souza Santos, 21 anos, se tornou um afamado fazedor de cordões de São Francisco, em São Félix do Coribe, no sertão baiano. Nos últimos anos, é muito difícil encontrar cordígeros, por isso, uma antiga tradição está minguando.

Além da arte de trançar os fios é preciso conhecer as rezas feitas durante a execução dos nós. Existem cordões de três, cinco, sete e nove nós, cada um deles tem uma reza específica.
No primeiro de dois vídeos que apresentaremos, Rafael conta quais as serventias das cordas de frade, poderosa arma contra o Mal. Dentre elas, se incluem o uso em rezas para cura de doenças, em penitências na Sexta-Feira da Paixão, na garantia de partos bem-sucedidos e no direcionamento correto das almas para o Céu.
Há outros mistérios que devem ser respeitados durante a confecção do objeto sagrado, capaz de realizar assombrosos milagres, descritos nos poucos livros sobre o tema.
Esta é a primeira das duas partes do relato de Rafael, cujo contato está na parte final do vídeo.
–*–*–*–*–
Meus Sertões agradece à Helenita Monte de Hollanda, ao Canal Cultura Popular Brasileira e a Rafael de Souza Santos por terem dado autorização para reproduzirmos este vídeo.
O contato de Rafael é 77 9 9130 8043