A longa distância entre intenção e gesto – Editorial

Jaques Wagner foi governador da Bahia entre 2007 e 2014. Nesse período, foi artífice da coligação PT-Centrão. Nos bastidores, o político era chamado pejorativamente de “Vagareza”. Elogiado por dialogar com representantes de diversas correntes políticas, tinha fama de ser lento na tomada de decisões.

O que importa não é a velocidade da tomada de decisões, mas a rapidez das consequências dos atos. Projetos megalomaníacos a pretexto de pirotécnicos e fantasiosos planos desenvolvimentistas estão entre as suas obras, as de seu sucessor e discípulo Rui Costa e a do atual vice-governador João “Centrão” Leão, versão tupiniquim histriônica de Dick Cheney, o vice que se especializou em concentrar poder.

Este editorial não pretende se estender em adjetivações. Prefere os fatos, todos comprovados pela cronologia a seguir. Para consultá-los na íntegra, basta clicar nos links dourados. Vejamos:

24 de setembro de 2020 – Meus Sertões publica a reportagem multimídia “Desfazendo a natureza de Sento-Sé” sobre a implantação de uma mineradora e os efeitos negativos previstos pelos moradores.

26 de setembro de 2020 – Editorial “As boiadas”. O texto mostra a recusa do governo estadual e municipal em dar informações sobre o empreendimento e as licenças concedidas e compara com ações do governo federal.

15 de outubro de 2020“Protesto por audiência pública”, nova matéria do site acompanha o protesto de moradores de Sento-Sé.

3 de fevereiro de 2021 – Senador Jaques Wagner, artífice da coligação PT-, divulga o artigo “Urgência ambiental”. Nele, Wagner defende que “a pauta é urgente e o planeta não pode esperar” e critica o governo federal por “passar a boiada” nas regras que protegem as riquezas naturais. A candidatura de Wagner ao governo da Bahia, em 2022, é dada como certa.

Hoje (12 de fevereiro) – A Comissão Pastoral da Terra relata os problemas causados pela instalação da mineradora Tombador Iron, ex-Colomi Iron, licenciado pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). A multinacional anglo-australiana anunciou a intenção de iniciar a exploração mineral no segundo semestre deste ano.

Depois de ler esta sequência de fatos, responda para si próprio: O discurso do senador é fruto de demagogia, desconhecimento ou má intenção? Em quem você votará em 2022?

Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques