Covid-19 atinge 201 cidades do Nordeste em uma semana

Covid-19 atinge 201 cidades do Nordeste em uma semana

Dados do Portal Geocovid Brasil mostram que 69% das cidades nordestinas registram casos e/ou óbitos de Covid-19. Isso representa um aumento de 11,2 pontos percentuais com relação à semana passada

Estatísticas coronavírus 17/05
Estatísticas coronavírus  no dia17/05; Fonte: Portal Geocovid

O novo coronavírus está presente em praticamentee todo o estado do Ceará (95,1%) e em acima de 70% das cidades em Maranhão (87,6%), Pernambuco (87%), Alagoas (80,4%) e Sergipe (77,3) Os maiores avanços em números absolutos de cidades ocorreram na Bahia (51),  na Paraíba (43), e no Maranhão (32)

O isolamento social, o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos com água e sabão por 20 segundos e aplicação de álcool gel são as únicas formas de impedir o crescimento exponencial da doença.

Vale lembrar que médicos e cientistas acreditam que os índices de subnotificação da Covid-19 são até 16 vezes maiores do que o divulgado.  Ainda não há remédios nem vacinas contra a doença e estudos no Brasil mostram que a cloroquina e a hidroxicloroquina não produzem efeitos contra o novo coronavírus, além de terem efeitos colaterais que podem levar à morte.

 

 

 

Jornalista, 57 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *