Site e aplicativo contra a Covid-19

Site e aplicativo contra a Covid-19

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste lançou hoje o site www.comitecientifico-ne.com.br, que visa agregar dados e sugestões para o combate da pandemia na região. O comitê científico, coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e pelo ex-ministro da Saúde Sérgio Rezende, está dividido em nove subcomitês com representantes dos nove estados nordestinos e com a colaboração de cientistas de outras regiões do Brasil e do exterior.

O site concentra estatísticas sobre os casos da doença no Nordeste e no Mundo, dá orientações sobre equipamentos adequados para o combate da Covid-19 – de máscaras descartáveis à UTI móveis -, divulga artigos científicos e acompanha o andamento do uso de dezena de remédios e coquetéis que estão sendo testados em todo o mundo em busca de um antídoto para o novo coronavírus.

Aplicativo Monitora Covid-19
Aplicativo Monitora Covid-19

Sobre a cloroquina, por exemplo, há a informação que estudos in vitro verificaram que ela bloqueia a infecção do Covid-19 em alguns casos e mostra eficácia aparente e segurança aceitável contra a pneumonia associada à doença em ensaios realizados na China. No entanto, todas essas experiências são seguidas do alerta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza estes dados apenas para fins informativos e que isto não deve ser interpretado como aprovação ou endosso da entidade.

A OMS ressalta que se exime de toda e qualquer responsabilidade por qualquer morte, incapacidade, lesão, sofrimento, perda, dano ou outro prejuízo de qualquer tipo que possa surgir de ou em conexão com a compra, distribuição ou uso de qualquer produto incluído em seu documento.

As informações e os boletins divulgados têm o objetivo de orientar os governadores do Nordeste a tomarem decisões para evitar a proliferação exponencial da doença. As estatísticas de hoje mostram que Ceará (1.376), Bahia (515) e Pernambuco (501) lideram as estatísticas do número de casos. A ordem muda em ocorrências de óbitos: Pernambuco (46), Ceará (43) e Bahia (18). Duzentas das 1.774 cidades nordestinas, equivalente a 11,27% do total registram a presença de pessoas contaminadas. O índice de letalidade é de 4,97%.

Outra importante ferramenta digital foi lançada hoje. É o Monitora Covid, aplicativo para ser baixado nos celulares para que haja o acompanhamento de pessoas contaminadas ou com suspeita de terem contraído a doença, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos pacientes. O aplicativo foi desenvolvido pelo governo da Bahia e pode ser baixado na loja virtual Play Store.

Jornalista, 58 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *