Sete rezas

O Canal Cultura Popular Brasileira, parceiro de primeira hora de Meus Sertões, produziu o documentário “Pedro Santinho, um nome, um destino” para homenagear o famoso rezador de Olhos D’Água, no sertão baiano, que morreu em 2017.

O belo trabalho de Helenita Monte de Hollanda, médica e pesquisadora de cultura popular, e Biaggio Talento, jornalista, mostra a entrevista feita com Santinho, na última visita feita pelo casal a este sábio sertanejo.

No documentário, Santinho ensina sete rezas, cujos textos estão disponibilizados no vídeo.

Elas são usadas para combater engasgo, a doença do vento, a usura, bicheira, estancar sangramento, curar ferida na boca e apagar fogo.

Ele ainda faz uma oração que aprendeu com a avó dele e cita um trecho bíblico no qual é concedido mais anos de vida a um doente.

Comovente e encantador, o filme merece ser visto e revisto muitas vezes.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques