Sinais de chuva

Presentes em todo Nordeste, profetas de chuvas são pessoas dotadas de um dom especial para perceber na natureza sinais do tempo, de chuva ou de seca.

No distrito de Palma, em Caicó, no Rio Grande do Norte, vive um dos mais afamados destes conhecedores dos tempo – Seu Chico Elpídio, homem de grande sabedoria e cheio de dizeres sobre aquilo a que se dedica a vida inteira, a Natureza, e com quem como que dialoga na compreensão de uma fala silenciosa a que é sensível e traduz para nós em previsões certeiras que causam espanto até que ele mesmo, numa linha de pensamento e compreensão lógica, revele a complexa linguagem que ele entende como poucos.

São, principalmente, dois campos de observação de que ele se utiliza: a vegetação e o comportamento de certos animais.

Assim dividimos as nossas longas horas de prazerosa conversa em dois programas. Hoje, trazemos ao ar os sinais percebidos nas plantas da caatinga e, na próxima semana, a fauna denunciadora de águas.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques