Novos olhares

A exposição “Malhada de Pedras: um retrato arquitetônico de sua história” foi organizada para celebrar a comemoração dos 57 anos de emancipação política do município de Malhada de Pedras, localizado na região Sudoeste da Bahia, a 689km da capital baiana. O trabalho foi produzido pela turma 2019 do curso técnico em Processos Fotográficos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Guanambi, sob a supervisão da professora e jornalista Natália Silva, colaboradora de Meus Sertões desde a criação do site.

Com três fases de execução, o projeto foi desenvolvido ao longo de dois meses. Primeiro houve estudos e debates sobre a retratação da paisagem através da fotografia e do modo como estas podem contar a história de uma região; a segunda fase foi uma aula de campo para a captura das imagens que comporiam a exposição; por fim, ocorreu a seleção e edição das fotos.

A turma teve o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Educação. A montagem dos quadros da exposição física, que aconteceu no dia 13 de julho, no Centro de Comercialização de Animais de Malhada de Pedras, foi feita pelos próprios alunos com a ajuda da equipe da secretaria.

“A formação para o trabalho com fotografia vai muito além dos cliques nos equipamentos, perpassa pelo entendimento da fotografia desde antes de sua concepção, até a entrega do produto final.” – diz Natália.

Ilustraram as fotografias aqui expostas casarões com mais de 150 anos de história e obras deste século. Mesmo porque, a ideia da exposição sempre foi mostrar como as edificações mudaram ao longo do tempo e despertar a imaginação e curiosidade das pessoas para o modo em que elas foram influenciadas pela sociedade de cada época.

WordPress Gallery Plugin

 

EQUIPE

Daniel Vítor, 18 anos – Baiano, criado em Brasília e apaixonado pelo Nordeste, 18 anos. Acadêmico de Direito e em técnico em processos fotográficos, empreendedor. Uma pessoa extrovertida e alegre, topa bater um papo sobre qualquer assunto e fala até a língua cansar! Apaixonado por viagens, adora sempre um lugar com muita cultura e oportunidade de aprendizado.

Edyanne Teixeira – Nascida em Guanambi, na Bahia. Formada em Pedagogia, tem amor incondicional pela educação. Despertou um olhar para a fotografia ao participar do curso técnico em processos fotográficos, conhecendo então um mudo de descobertas e a fantástica forma de eternizar momentos através de um click. A cada dia que passa o encantamento com a arte de fotografar aumenta.

Eugênio Franklin, 23 anos  – Baiano, natural de Caetité, mas atualmente morador de Guanambi. Sonhador, apaixonado por tecnologia e amante de carro e moto é movido por desafios. Técnico em multimídia, atualmente faz o curso de técnico em processos fotográficos. Descobriu através da fotografia e de vídeos uma forma encantadora de contar histórias. Pretende rodar o mundo conhecendo novos lugares.

Janaína de Jesus Rebordões, 21 anos – Baiana de Pindaí. Eclética e sempre em busca de conhecimento. Formada em dança, se apaixonou pela fotografia devido aos momentos únicos que pode proporcionar. Ama a natureza e viajar.

Jeane de Oliveira, 27 anos – Jeane de Oliveira é natural de Candiba (BA). Fez o curso técnico em zootecnia e agricultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e o de técnico em processo fotográfico, no Colégio Modelo de Guanambi. Desde então, atua como fotógrafa. Sua paixão por cactos demonstra sua relação intrínseca com sua raiz., O fascínio por fotos surgiu quando era criança, pois acredita que por meio delas é possível “eternizar momentos”.

Laliane Veiga Pereira, 25 anos – Natural de Guanambi (BA), atualmente reside em Pilões, um pequeno povoado. Apaixonada por futebol desde pequena integra, é jogadora da equipe de futebol feminino Boa Esperança. Recentemente, descobriu outra paixão: a fotografia. Quem a conhece se encanta com sua simplicidade, que transborda por meio do seu olhar.

Lucas Lima, 25 anos – Baiano, sertanejo, bailarino sonhador. Natural de Guanambi, “Iveteiro” de paixão. Se joga na vida sem medo. Debatedor de ideias, apaixonado por fotografia, luta pelo que ama. Entre tantos amores escolheu se amar.

Maísa Pimentel, 25 anos – Católica, natural de Caetité (BA), estudante do curso de fotografia. Batalhadora, tem espírito de liderança e bom relacionamento interpessoal. É comunicativa e dinâmica. Mãe de um príncipe, adora viajar e conhecer coisas diferentes.

Ruan Neves – Mineiro de nascimento, baiano de coração, reside em Guanambi. Adora esporte e atua na área como fotógrafo desde 2012. Trabalha no site TVclipe.com, site esportivo da região. Atualmente, estuda amplamente fotografia esportiva para conciliar suas duas paixões.

Valdeci Primo, 50 anos – Guanambiense de coração, artista plástico, nasceu na vizinha Candiba (BA). Desde criança tinha grande interesse pela arte. Aos 18 anos se mudou para Guanambi, onde casou com a artista plástica Rose Fernandes.  Dessa união nasceu a bela Aila Fernandes.  Enfim, uma família unida através da arte. Participou de exposições na França, Alemanha, Itália e pelo Brasil afora. Junto e misturado cultiva a paixão pela fotografia.

Vitor Costa, 18 anos – Nordestino, nasceu e cresceu em Guanambi terra do beija-flor. Estudante do curso de fotografia, dançarino, ama fazer fotos de paisagem. Adora visitar lugares poucos explorados e acampar com os amigos. Apaixonado por animais, do signo virgem, muito vaidoso e organizado, ama dialogar com pessoas de mente aberta e acredita que com música tudo fica melhor. Sonha em conhecer o Amazonas e saber mais sobre a cultura indígena.

EXPOSIÇÃO COMPLETA
WordPress Gallery Plugin

–*–*–

Identificação dos alunos na foto da estação de Malhada de Pedra:

Em pé da esquerda para a direita –  Adriana Fernandes, Edyanne Teixeira, Ruan Neves, Valdeci Primo, Natália Silva, Lucas Lima, Jeane de Oliveira e Eugênio Franklin. Abaixados da esquerda para a direitaVitor Costa, Daniel Vítor, Laliane Veiga, Maísa Pimentel, Janaína Rebordões e Luana Andrade.

Foto: Edna Pereira.

O material da exposição completa foi incluído em 14/08/2019

Nordestina de corpo e alma, jornalista. Nasceu em uma cidade de menos de 10 mil habitantes, Malhada de Pedras – BA, e tem sede de explorar o mundo. Adora conhecer lugares e personagens, seja através de livros, música, telenovelas, séries, viagens ou qualquer outra forma. Se encantou pelo jornalismo por meio dos grandes eventos esportivos, mas descobriu na fotografia e nas ruas uma nova vontade de contar histórias longe dos limites de um campo e dos quadros de medalhas. Quando criança decidia se gostava de um time ou não pelo o uniforme. É corintiana.

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques