Contra lesões

Contra lesões

“Carne quebrada, nervo rendido
Osso torto e retorcido,
Tudo isso eu curo
Com o poder de Deus e São Virtuoso”

Há, certamente, um breviário próprio das gentes mais crédulas e vocacionadas ao ofício de curar onde poderíamos compilar tantas e tão grandes variações de rezas capazes de tratar os mais diversos males que atingem os viventes. Também não é pequeno o manual de agravos à saúde variando do mais vil achaque até coisa muito grave feito mal de morte.

Aqui, hoje, Dona Margarida nos ensina a oração a tratar desmentidura que significa contusão muscular, descolocação de osso ou articulação, luxação. Trata-se a um só tempo a profissão de fé da Igreja Católica – o “Creio em Deus Pai” – seguido da própria oração de cura. Finaliza-se oferecendo graças a Nossa Senhora do Desterro.

Fórmula curiosa nas orações populares as aberturas e fechamentos das benzeduras são, quase que invariavelmente orações canônicas. Fica-nos a lição para tratar nervos rendidos e, aprendi entre rezadores, reforça o poder de cura fazer com as mãos movimentos de costura enquanto se reza para tais moléstias.

 

3 reflexões sobre “Contra lesões”

  1. Soliane CartaxoDisse…
    Replied on

    Conheço no Ceará pessoas que rezam para apagar fogo, curar dor de garganta,matar bicheira em animal, espulsar cobras de propriedades. Minha avó rezava pra recuperar objetos roubados ou perdidos.

  2. Lourdes AraújoDisse…
    Replied on

    Eu sou do interior de Sergipe fui criada na fazenda do meu avô materno sei muitas orações e crenças e as uso quando necessárias hoje estou na Noruega passando uma temporada com filha que mora awui faz 16 anos gostei dos seu post parabéns Deus te abençoe

    1. Paulo OliveiraDisse…
      Replied on

      Lourdes, no site há muitas outras rezas. Obrigado por fazer contato conosco. Se quiser enviar algumas das orações que você conhece, ficaríamos felizes. Felicidades para você e para a sua família.

      Equipe Meus Sertões

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *