Fórum das águas

O comunicador popular e integrante da Pastoral da Juventude Rural (BA) acompanhou o Fórum Alternativo Mundial das Águas (F.A.M.A), realizado em março, em Brasília. Em um belo ensaio fotográfico, Joabes mostra o que ocorreu no encontro que reuniu representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originários da América Latina.

Ao todo foram oito mil pessoas. Cada povo com sua mística, seu canto sua história. Campo e cidade se uniram na luta contra a privatização e a transformação da água em mercadoria.

Nascido em Teixeira de Freitas (BA), Joabes R Casaldáliga, aos 10 anos, participava das reuniões das Comunidades Eclesiais de Base. Era levado pela mãe, adepta de religião de matriz africana, que ia aos encontros para discutir os problemas da comunidade em que moravam, em Itamaraju. Cresceu entre o sincretismo, cantos, rezas, benditos, incelenças e a luta pela reforma agrária. Sua vida foi marcada por um encontro com José Comblin, padre que lançou as bases da Teoria da Enxada. É fotógrafo, comunicador popular e integrante da Pastoral da Juventude Rural.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Sites parceiros
Destaques
Editorial

Editorial