Navalha na carne

Sotaque de um povo nas barrancas do Velho Chico

Era uma noite quente e sombria. Na calada da noite a matraca corria solta, comendo no centro, matraque…matraque… catraque…catraque…

João Mirou puxava a lamentação. Parando de estação em estação, em meio a benditos e Pais-Nossos. O trinado das lâminas, que regia a “disciplina dos pinitentes”, zunia aos ouvidos. O encarnado nas anáguas brancas, era visível, o sangramento denunciava a autopunição. Afinal, são  sete anos para se livrar dos pecados cometidos e dos que lhe foram atribuídos.

Na Semana Santa, precisamente na Sexta-Feira da Paixão, tive que correr do Hospital Julieta Viana até a Praça Luiz Viana, pra não ser cortado por um penitente. Caí na besteira de levantar a cabeça, durante a passagem em um corredor polonês e a ordem era não olhar em seus semblantes para não reconhecê-los. Como descumprir a ordem levantando a cabeça, fui perseguido por um deles. Quando percebi o perigo, gritei:

“Zé de Queró, penitente. Deixa de traquinagem, joga essa navalha  pra lá…”

“Falou meu nome vai ser punido.”

“Deixe disso. Esse home parece que tá com outro dentro dele.”

“No claro não. Mas no truvo eu pico-lhe a navalha pra dentro. Se souber rezar pode começar. Porque Zé de Queró é pinitente respeitado.”

“Hômi, atende o poder de Deus.”

“Eu tou atendendo é a ordem dele mesmo… Você vai escapar dessa, mas sábado de aleluia, num vai ser Judas que vai ser malhado não. Você vai entrar no cacete.”

E a navalha trinava igual pandeiro sem couro.

E perna pra que te quero…nunca corri tanto em minha vida.

E nunca mais esqueci do penitente Zé de Queró.

COISAS DE XIQUE-XIQUE NA BAHIA.

–*–*–

Os penitentes são homens que se autoflagelam na Semana Santa. O ritual consiste em retalhar as costas com navalhas pequenas e afiadas, amarradas a uma tira de couro, que é jogada de lado ou por sobre os ombros para atingir as costas.

 

Arilson B. da Costa Contributor

Arilson Borges da Costa ,nasceu em 22 de fevereiro de 1970, em Xique-Xique – BA. Filho de sorveteiro e neto de pescador, é professor. Estudou contabilidade na escola pública de Xique-Xique, Bahia, porém em 2008 abandonou a área de exatas e passou a estudar letras vernáculas, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Ao longo de sua vida acompanhou pescadores às margens do rio São Francisco, no intuito de entender o sotaque do povo ribeirinho, por isso migrou seu trabalho para escrita de contos e causos do povo.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques