Reza protetora

O mau olhado é uma coisa séria para o sertanejo. Dificilmente, você encontra alguém que não acredita no poder do olhar de uma pessoa invejosa. Neste primeiro ano de existência do site Meus Sertões, a médica e pesquisadora Helenita Monte de Hollanda fez pelo menos dois vídeos e um texto sobre o tema.

Em 11 de abril de 2017, Dona Teresa Maria de Jesus, rezadeira da localidade de Pau Branco, em Tucano (BA), especializada em tirar o mau-olhado, ensinou a longa prece que começava com “Olhado, (…) invejo você” e incluía muitos Pai Nosso e muitas Ave Maria.

No mês seguinte, um texto explicava como a figa ganhou poderes, passando a servir como objeto protetor contra o olhado. Na terceira postagem, a ialorixá Iraci de Iansã, de Xique-Xique ensinava como usar ervas em banhos que impediam a ação do “olho gordo”.

Agora, Helenita recorre a Pedro Santinho, renomado rezador, “homem puro de coração e em suas ações”, que aprendeu a benzer ainda menino e hoje, aos 85 anos, está sempre pronto para interceder a favor de quem recorre a ele. É assim que o rezador  de Tucano (BA) com fama de santidade começa a sua reza contra o mau olhado:

“Eu ia por um caminho e encontrei uma mulher/ Quem é essa mulher?/ Nossa Senhora/ Que tá fazendo/ Rezando.(…)”

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Sites parceiros
Destaques
Editorial

Editorial