Dona Maria Elisa chama erisipela de “a vermelha”. Com folhas e reza. Essa é a receita para curar a “bicha fera, que dá no osso, dá na carne e dá na pele”.
Dando prosseguimento à pesquisa sobre cultura popular, a médica Helenita Monte de Hollanda mostra como isto é feito no povoado de Mandaçaia, em Tucano (BA).
A erisipela é uma infecção causada por dois tipos de bactérias que penetram na pele ou na mucosa através de pequenos ferimentos e se espalha pelos vasos linfáticos, podendo atingir o tecido subcutâneo e gorduroso.
Na maioria das vezes, a lesão aparece nas pernas ou no rosto de pessoas com excesso de peso, diabética, com problemas circulatórios, cardiopatas e pacientes com doenças renais ou crônicas debilitantes.
Febre e bolhas
Os primeiros sintomas da “vermelha” são febre alta, tremores, mal-estar, náuseas e vômitos, que podem ocorrer de uma hora para outra. A lesão pode vir acompanhada de dor, vermelhidão e inchaço e formar bolhas e feridas.
Na medicina tradicional costuma ser tratada com antibióticos, repouso e colocar as pernas para o alto. É preciso seguir o tratamento para evitar a repetição da doença.
- Author Details
