Serafins sertanejos

Serafins sertanejos

Sabia por Câmara Cascudo que criança que morre ainda sem entendimento, até dois anos, vai ser anjo no céu, e que aquelas que nem chegaram a mamar, ocupam ponto alto na hierarquia celeste com “status” de Serafim.

O que não sabia ainda era que tal crença fosse ainda tão viva! E como é consoladora! D. Maria Alvina, na época com 86 anos, natural e residente em Tucano-BA, encontrava grande conforto na crença, afinal, dois dos seus 18 filhos estão ao lado de Deus.

Crença antiguíssima cujos rastros equivalentes podemos encontrar também na Mitologia Grega.

NA BÍBLIA

Isaías cita os serafins na Bíblia. Define-os como uma ordem de anjos da Primeira Hierarquia que tinham a função de louvar e adorar ao Senhor. Segundo o príncipe dos profetas, estes anjos estavam postos acima do trono de Deus, o que é interpretado que eles seriam os líderes na adoração do Pai e responsáveis pelas funções de vigilância.

O profeta, filho de Amoz, também os descreve como anjos de seis asas e diz que uma dessas criaturas entoava o refrão: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos/ A terra inteira está cheia da Sua glória”

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *