A missão de Joabes

Joabes R. Casaldáliga é fotógrafo e comunicador popular. Trabalha há dois anos no Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), organização não governamental que integra a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). A ONGO fot atua em 22 municípios, desenvolvendo ações para fazer com que as famílias camponesas convivam dignamente no semiárido. Um dos projetos prioritários da Cedasb é a captação de água de chuva por meio da construção de cisternas, barreiros e barragens subterrâneas.

Há oito anos anos, Joabes, que estudou teologia e coordena a Pastoral da Juventude Rural na Bahia (PJR), fotografa a luta dos povos para permanecer em suas comunidades. Ele entende que a fotografia tem um papel primordial no contexto do semiárido que nunca é mostrado na grande mídia. Sua formação está ligada às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Um dos trabalhos que Joabes Casaldáliga – a inclusão do sobrenome é uma homenagem a dom Pedro Casaldáliga, 88 anos, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), adepto da Teologia da Libertação, e um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – acompanha com frequência é a Romaria da Terra das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA). O evento, que ocorre em vários estados brasileiros e têm caráter ecumênico.

Joabes é coordenador da Pastoral Jovem Rural

Este ano, a romaria foi realizada entre os dias 1º e 3 de julho, em Bom Jesus da Lapa. Participaram 4 mil pessoas, que vieram de vários municípios baianos e dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Os participantes chegaram concluíram que é preciso haver uma “conversão ecológica” urgente e manter uma luta permanente contra a corrupção que causa danos maiores ás classes trabalhadoras e os mais pobres.

Pois bem, foram as fotos de Joabes sobre a romaria que foram escolhidas para sua estreia. Elas ficarão expostas durante um mês na “Galeria” da primeira página do site Meus Sertões.

Seja bem-vindo, Joabes.

O significado da Romaria pela Terra e pela Água

As fotos de Joabes

Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques