Reza para engasgo

Reza para engasgo

O engasgo é uma reação do organismo para expelir alimento ou objeto que tomou um caminho errado após ser colocado na boca e engolido. Na parte superior da laringe funciona a epiglote, uma espécie de válvula que fica aberta para permitir que o ar chegue aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, a fim de impedir a passagem do alimento para os pulmões e enviá-lo para o estômago.

Quando a válvula falha, o alimento segue para a laringe e para, bloqueando a passagem de ar até os pulmões. Isso faz com que haja uma reação do organismo, que emite jatos de ar para fazer com que o alimento saia pela boca ou nariz. Se a pessoa engasgada não for rapidamente socorrida, a falta de ar pode causar a morte.

No semiárido brasileiro, casos de engasgos também são tratados com reza. Supõe-se que aí estejam inclusas as ocorrências menos graves, pois as mais complicadas provocam a morte de 700 crianças por ano no Brasil, segundo a ONG Criança Segura, e até 4.500 pessoas de todas as idades nos Estados Unidos.

A médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda ouviu rezadeiras da cidade de Tucano (BA) para saber como elas cuidam de engasgos. Ouviu histórias e aprendeu pelo menos duas rezas diferentes. Confira no vídeo que Meus Sertões apresenta, clicando no botão abaixo.

Rezas para desengasgar

 

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *