Preces de Santinho

Preces de Santinho

A médica e pesquisadora de cultura popula Helenita Monte de Hollanda, colaboradora de Meus Sertões, observa que as rezas do sertanejo Pedro Santinho (Tucano -BA) são derivadas da Igreja Católica, onde só Deus cura por milagre, prodígio ou intervenção. Os santos também podem obter a cura, através de Deus.

Em suas andanças, Helenita têm encontrado outros tipos de rezadores, incluindo os pajés, que acreditam possuir a força necessária para a cura, e os integrantes de religiões africanas que rezam tanto para Deus quanto para os orixás.

Em sua estreia no site Meus Sertões, Helenita mostra um vídeo que recolheu em 2012. Nele, Pedro Santinho ensina a prece do vento e a reza para curar o fogo selvagem, doença também conhecida como pênfigo. A moléstia autoimune consiste no surgimento de bolhas na boca, vagina ou pênis ou no tórax, rosto e couro cabeludo. Depois, ela se espalha pelo corpo.

Quando as bolhas rompem, surgem nos locais afetados feridas em carne viva que podem ocupar grandes áreas e servem de porta de entrada para infecções. Os pacientes são, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. No entanto, no interior do Brasil, o fogo selvagem também afeta jovens e crianças. Se não for tratada a tempo, a doença, em seus casos mais graves, pode levar à morte.

Aprenda as rezas

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *