Uma lição extraordinária

Uma lição extraordinária

O fantasma da fome sempre acompanha o agricultor José Rodrigues, o seu Zé, 97 anos, nos períodos de estiagem. Ele diz que sempre teve medo de não ter o que comer e mesmo tendo aprendido uma importante lição com o beato Pedro Batista, de Santa Brígida (BA), seu Zé diz que nunca se sabe o que pode acontecer.

O Padrinho, como Batista é conhecido, mantinha um depósito de grãos para dar aos agricultores na época de plantio. Aos poucos, seu Zé construiu o próprio depósito:

“Não é para vender e ganhar dinheiro, mas para dar de comer a minha família e aos vizinhos” – revela.

Na Semana Santa do ano passado (2019), seu Zé abriu as portas de seu depósito pela primeira vez para um jornalista. Ele mostrou seu “tesouro” para o site Meus Sertões e contou como realizou a proeza de manter em seus pequenos silos centenas de quilos de grãos.

O “tesouro”


P.S – José Rodrigues é o personagem do e-book  “Seu Zé e Suas Histórias”, que Meus Sertões lançará em março

Jornalista, 57 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *