Triângulo no céu

O técnico agrícola Edcarlos Araújo de Almeida, que já foi personagem da reportagem “Fiscal da chuva e zelador dos mortos” (https://meussertoes.com.br/2019/02/28/fiscal-da-chuva-e-zelador-dos-mortos/), nos envia o resultado do acompanhamento do clima e dos fenômenos astrológicos, realizado este ano em Ichu, cidade do nordeste baiano a 180 km de Salvador.

As estatísticas de Edcarlos, responsável pela página Hô Sertão no Facebook, são computadas com precisão há sete anos. Através de levantamento, ficamos sabendo que choveu em 67 (18%) dos 365 dias do ano e que foram acumulados 501,5 mm na sede do município – média aproximada de 1,4 mm por dia. Durante o “inverno”, entre e maio e agosto, o acumulado foi de 264 mm (52,6% do total).

Nuvem "desfiando". Foto: Edcarlos Almeida
Nuvem “desfiando”. Foto: Edcarlos Almeida

“Choveu menos 401 mm do que no ano anterior. Março foi o mês que registrou maior acúmulo pluviométrico: 100 mm. No dia 22 de março choveu 38 mm. Além disso, maior período de estiagem durou 54 dias, entre 1º de outubro e 25 de novembro” – revela.

Além de mais estatísticas sobre a precipitação pluviométrica, que podem ser vistas em https://web.facebook.com/Almeida.Edcarlos/, o técnico agrícola registrou imagens de fenômenos meteorológicos ocorridos em 2019, quando se formou círculo em torno do sol em seis ocasiões; e da lua, em quatro.

Um fato interessante aconteceu no dia 28 de novembro: os planetas Vênus, também chamado de Estrela Dalva por refletir o brilho do sol, e Júpiter e a Lua formaram um triângulo no céu. Edcarlos acrescenta que Vênus surgiu no poente no dia 14 de setembro e poderá ser visto a olho nu até meados de maio.

O círculo em torno do sol é prenúncio de chuva. Foto: Edcarlos Almeida
O círculo em torno do sol é prenúncio de chuva. Foto: Edcarlos Almeida

Outra curiosidade é que o primeiro trovão do ano passado ocorreu no dia 4 de janeiro e o último, em 30 de dezembro.

Edcarlos Almeida Contributor

Técnico agrícola, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, participante de pastorais e de movimentos comunitários, Edcarlos Araújo de Almeida é o responsável pela página Hô Sertão! sobre tradições e costumes de Ichu, sua terra natal.

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques