As bordadeiras

As bordadeiras

Numa casa com três irmãs na zona rural de Caicó seria previsível encontrarmos, no mínimo, uma bordadeira! Ali encontramos duas e alegria e acolhimento de sobra numa visita rápida e desavisada entre bastidores, fios coloridos e muitas risadas diminuindo em nós a frustração por não conseguirmos tempo para explorar com maior zelo e detalhes a arte dos bordados que confere fama nacional ao município.

O bordado à mão, delicadíssimo e paciente, sai de mãos pacientes e hábeis de Damiana, enquanto Sebastiana prefere a máquina e os pincéis de forma a ganhar agilidade e facilidades de mercado.

Arte e artesanato unem essas irmãs que, com a sorridente Ana Maria, espécie de relações publicas do trio, esboçam aqui o que ainda aprofundaremos num futuro que desejamos próximo, a verdadeira arte do bordado e a importância de Caicó neste campo da cultura e sua importância econômica para as mulheres locais.

vídeo

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *