A umbuzada de Santa Brígida

A umbuzada de Santa Brígida

A umbuzada é um alimento típico do nordeste. Feita com umbu, fruto esverdeado da caatinga, ele tem vários benefícios. Vamos relacionar alguns:

  • Fornece componentes importantes para o organismo como proteína, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A, B e C.
  • É pouco calórico
  • Tem ação oxidante que combatem os radicais livres que causam doenças cardíacas, atrite e aceleram o envelhecimento
  • É usado como remédio caseiro contra vermes e tem ação antidiarreica.

Ela é feita com mais frequência com a polpa do umbu, leite (ou leite em pó), um pouco de água e açúcar. A proporção costuma ser uma xícar de leite, uma de açúcar e duas de água para um quilo de umbu.

Além da forma tradicional, em Santa Brígida (BA), o leite é substituído por outro ingrediente. Descubra qual, vendo o vídeo abaixo.

Jornalista, 57 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *