Romaria na Semana Santa

Romaria na Semana Santa

A menos de 15 dias do início da Semana Santa, Meus Sertões reconstitui com fotos o caminho da procissão que sai da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e vai até ao Santuário da Santa Cruz, em Monte Santo (BA). A romaria, que reproduz a Via Sacra, foi o mesmo caminho percorrido pelos homens de Antônio Conselheiro, que o levaram de maca até o local onde o frei Apolônio de Toddi determinou, no século 18, a construção de um dos templos mais procurados pelos sertanejos na Sexta-Feira da Paixão e no dia de Todos os Santos, em novembro.

As fotos desta reconstituição foram feitas há dois anos, mas 95% delas continuavam inéditas. As 25 capelas – 22 pequenas, duas médias e uma grande – representam as almas (1), as dores de Nossa Senhora (7), as estações da Via Sacra (14) e são dedicadas ao Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores (médias) e à Santa Cruz (a maior). Percorra conosco os cerca de 3,5 km das procissões que começam sete dias antes da Semana Santa.

Início
MEIO
FIM
SANTUÁRIO

Jornalista, 57 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *