Reza de Ezilda

A baiana Dona Ezilda Bispo começou a rezar as pessoas para livrá-las de olhado, ou “olhado amofinado”, desde criança. Ela garante ser possível que uma pessoa invejosa deixe a outra doente, com dor de cabeça, corpo doíbo e sem vontade para fazer qualquer coisa.

A reza que repete há decadas, Ezilda ensinou para a médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Holanda. Um dos trechos da reza é:

“Com dois lhe botaram, com três eu tiro. Com os poderes de Deus e da Virgem Maria (…). Se foi pela frente, valei-me São Clemente. Se foi por trás, valei-me São Tomás”.

Conheça a reza na íntegra, vendo o vídeo abaixo:

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques
Editorial

Editorial