Contra lesões

Contra lesões

“Carne quebrada, nervo rendido
Osso torto e retorcido,
Tudo isso eu curo
Com o poder de Deus e São Virtuoso”

Há, certamente, um breviário próprio das gentes mais crédulas e vocacionadas ao ofício de curar onde poderíamos compilar tantas e tão grandes variações de rezas capazes de tratar os mais diversos males que atingem os viventes. Também não é pequeno o manual de agravos à saúde variando do mais vil achaque até coisa muito grave feito mal de morte.

Aqui, hoje, Dona Margarida nos ensina a oração a tratar desmentidura que significa contusão muscular, descolocação de osso ou articulação, luxação. Trata-se a um só tempo a profissão de fé da Igreja Católica – o “Creio em Deus Pai” – seguido da própria oração de cura. Finaliza-se oferecendo graças a Nossa Senhora do Desterro.

Fórmula curiosa nas orações populares as aberturas e fechamentos das benzeduras são, quase que invariavelmente orações canônicas. Fica-nos a lição para tratar nervos rendidos e, aprendi entre rezadores, reforça o poder de cura fazer com as mãos movimentos de costura enquanto se reza para tais moléstias.

 

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *