Bois vazados

Bois vazados

Maria Eroneide Laurentino, a Nena de Capela, 44 anos, é artista de natureza versátil e criatividade rara. De uma criação em região de usinas e um viver adulto de dona de casa, a neta de antiga louceira começou a frequentar o atelier do cunhado João das Alagoas como ajudante e logo encontrou o gosto ancestral na lida com o barro. E floresceu!

São as cenas de cotidiano que vão ganhar vida em suas mãos. De comícios e casamentos na roça, cinemas e festas populares, Nena traz, nas brincadeiras de crianças uma marca lúdica que já caracteriza o seu trabalho, é nos bois vazados, o ambiente preferido para as cenas de jogos e folguedos tão próprios da nossa terra.

Com obras espalhadas pelo mundo, a jovem artesã vive da sua arte – trabalhando oito horas de segunda a sexta feira no que lhe realiza, mantém e sustém.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *