Reza da erisipela – Meus Sertões

Reza da erisipela

Reza da erisipela

Das horas passadas com Dona Inácia, nascida em Jequié há mais de um século, fico a dever a candura e a paciência com que satisfazia a minha curiosidade de “moderna” a beber dos saberes a ela transmitidos pela mestiçagem original de negro e índia.

Muito me foi passado sobre o viver do seu tempo, práticas sociais e religiosas, hábitos e costumes. As lacunas em sua memória, poucas para os seus 107 anos, não desiludiram a pesquisadora garimpando rezas e benzeduras.

Aqui, deixa-nos o poder de cura de erisipela, atestado, inclusive, em benefício próprio. A erisipela é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. É caracterizada por feridas avermelhadas, inflamadas e dolorosas na pele, principalmente nas pernas e pés. A doença também é conhecida por zipra e mal da praia, dentre outros nomes.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *