João das Alagoas

João das Alagoas

Visitar, conhecer e conversar com o mestre João das Alagoas, no município de Capela, foi uma daquelas alegrias transformadoras que nos tomam poucas vezes.

Homem de inteligência diferenciada, aprendeu por tentativa e erro a técnica. Criativo e exigente, amante das manifestações culturais do seu tempo e lugar, imprime em seus trabalhos cenas e objetos, festas e brincadeiras, marcas do Brasil no barro bruto onde escreve poesias como bordados nas superfícies das peças que molda, sobretudo bois.

Dono de uma generosidade rigorosa e paciente, passou a receber pessoas interessadas em aprender e desenvolver a sua arte tornando-se mestre e marcando uma geração inteira de grandes e talentosos discípulos que logo estarão aqui em nosso canal e que já se projetaram, tal qual o mestre, no mundo inteiro.

(*) Meus Sertões publica versão compacta (9 minutos) da entrevista. Quem preferir ver o programa completo (28 minutos) acesse: https://bit.ly/2IV1sPq

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *