Igreja de Santo Antônio de Itatim

Igreja de Santo Antônio de Itatim

A iniciativa da construção da Igreja de Santo Antônio, em Itatim, foi da comerciante e fazendeira Morena Rebouças, 50 anos antes da emancipação política que ocorreu no dia 13 de junho (mesma data em que são feitas celebrações para o santo casamenteiro) de 1989.

Morena e o marido Lió eram do Argoim, cujo padroeiro também é Santo Antônio e que hoje pertence a Rafael Jambeiro. Lió morreu em 1942, de infarto, e deixou Morena com seis filhos.

A igrejinha, em torno da qual o então povoado de Tanquinho se desenvolveu, foi construída graças ao esforço das mulheres que carregavam latas com água, pedra e areia na cabeça, segundo consta no livro “Tanquinho de ontem ao Itatim de hoje”, de Jeová Santana. A obra foi concluída em 1948.

Localizada no meio da avenida Teotônio Vilela, o pequeno templo tem espaço para 35 pessoas. Nos dias da festa do padroeiro, as celebrações são feitas sob toldos colocados entre a igrejinha e um depósito de bebidas e lanchonete.

O espaço entre a ilha comercial e a igreja constantemente é ocupado por carros, motocicletas e pequenos caminhões que transformam o local em estacionamento improvisado.

Frente da igreja é utilizada como estacionamento.Foto: Paulo Oliveira
Igreja fica atrás de um depósito de bebidas e um bar, no meio da rua. Foto: Paulo Oliveira
Para realizar o trezenário são colocados toldos diante da igrejinha. Foto: Paulo Oliveira

Foto de Morena Rebouças, idealizadora da  igreja, na parede do templo. Foto: Paulo Oliveira

Jornalista, 56 anos, traz no sangue a mistura de carioca com português. Em 1998, após trabalhar em alguns dos principais jornais, assessorias e sites do país, foi para o Ceará e descobriu um novo mundo. Há dez anos trabalha na Bahia, mas suas andanças não param. Formou comunicadores populares nas favelas do Rio e treinou jornalistas em Moçambique, na África. Conhece 14 países e quase todos os estados brasileiros. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
follow me

Uma reflexão sobre “Igreja de Santo Antônio de Itatim&rdquo

  1. BarrosDisse…
    Replied on

    Olá amigos. Estou sempre visitando a página. Abraços.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *