Ser-Tão Sertão – Meus Sertões

Ser-Tão Sertão

Ser-Tão Sertão

O fotógrafo, comunicador popular e coordenador da Pastoral da Juventude Rural (PJR) na Bahia apresenta hoje o projeto fotográfico Ser do Sertão, que tem o objetivo de mostrar o povo, a cultura, as manifestações religiosas, a identidade e as formas de produção do conhecimento contextualizada na realidade.

“Durante dois anos trabalhei fotografando o povo do semiárido na região de Vitória da Conquista, quando atuava como comunicador popular em uma entidade ligada à ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro). O sertão tem uma mística forte. Sua gente é forte  porque aprendeu a lidar com muitas adversidades – a falta d´água é a principal delas. Mas é um povo cheio de esperança e fé”, diz Joabes.

SEMIÁRIDO

 

 

Joabes R Casaldaliga Contributor
Nascido em Teixeira de Freitas (BA), Joabes R Casaldáliga, aos 10 anos, participava das reuniões das Comunidades Eclesiais de Base. Era levado pela mãe, adepta de religião de matriz africana, que ia aos encontros para discutir os problemas da comunidade em que moravam, em Itamaraju. Cresceu entre o sincretismo, cantos, rezas, benditos, incelenças e a luta pela reforma agrária. Sua vida foi marcada por um encontro com José Comblin, padre que lançou as bases da Teoria da Enxada. É fotógrafo, comunicador popular e integrante da Pastoral da Juventude Rural.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *