Folhas sagradas

Folhas sagradas

A médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda nos revela hoje a conversa que teve com Mãe Iraci de Iansã, em Xique-Xique (BA). A ialorixá contou como devem ser feitos xaropes de ervas para curar doenças como asma e bronquite e banhos contra o mau olhado.

“A experiência de morar em Xique Xique onde senti o calor mais abrasador foi perfeitamente compensada pelas possibilidades de contato com pessoas do candomblé e da umbanda como Mãe Iraci. Senhora de iniciação longa e estudo cuidadoso da doutrina, revelou-me alguns dos segredos das folhas e preparos de mesinhas e banhos que, para a minha surpresa, é personalizado de acordo com o santo de cada um” – conta Helenita

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *