Os girassóis

Os girassóis

Os girassóis são plantas originárias da América do Sul, cultivada para alimentação por povos indígenas. Sua utilização começou por volta do ano 1000 A.C. Seu nome se deve ao fato de sua flor acompanhar a trajetória do sol, do nascente ao poente.

O girassol é símbolo da dignidade, glória e paixão. Significa fama, sorte e felicidade. Na Hungria, acredita-se que sua semente cura a infertilidade e que se forem colocadas na beira de uma janela onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.

A planta é um dos símbolos da Páscoa. Por ter sua corola virada para o sol, os cristãos interpretam que ela representa os cristãos sempre voltados para o Sol-Cristo, o que garante luz e felicidade.

De sua semente é extraído o óleo de girassol, usado na alimentação. Também serve para a produção de biodiesel e alimentação do gado, enquanto suas folhas inibem o crescimento de ervas daninhas.

Na Rússia e no Japão, os girassóis foram usados para tentar conter o avanço de radiação após acidentes nucleares.

Já na Bahia, a médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda encontrou uma nova utilização para o girassol, cultivado por um agricultor em torno da roça de feijão: afastar o mau olhado. Confira esta crença no vídeo abaixo

.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *