Inveja do olhado

Inveja do olhado

Dona Teresa Maria de Jesus, nascida e criada na localidade de Pau Branco, em Tucano (BA), é uma rezadeira especializada em tirar mau-olhado das pessoas. Sua longa prece começa com uma frase curiosa: “Olhado, quebranto, invejo você”. Inclui ainda muitos Pai Nosso e muitas Ave Maria.

Outra coisa que não pode faltar no ritual são raminhos de folhas de “vassourinha” ou “pinhãozinho roxo”. Durante a reza, também são citas Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Livramento, que têm a missão de desterrar e livrar as pessoas do mal.

Teresa vem de uma família de rezadores. O que sabe aprendeu com a avó. Tem um sobrinho cego que, segundo ela, cura as pessoas, “mas não reza de boa vontade”.

A história dessa rezadeira, que diz não ter tanta fé quanto quem lhe procura, é contada pela médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda.

 

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
follow me

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *