Pai nosso pequenino

Os vídeos de Helenita Monte de Hollanda são preciosos. Desnudam a cultura popular e mostram a sua riqueza e sabedoria. Esta semana, por exemplo, a médica e pesquisadora de cultura popular mostra rezas de dona Maria Belo, de Mucugê (BA). Preces poderosas invocadas para a proteção dos sertanejos: Pai Nosso Pequenininho e Oração de São Jorge Cavaleiro.

Helenita ressalta que não sabemos em que breviário se baseia o sertanejo. O certo, segundo ela, é que cada devoto utiliza a fantasia da Legenda Áurea (reunião de biografias de santos escritas no século XIII com a intenção de difundir valores morais edificantes e arregimentar um maior número de fiéis para a Igreja Católica), o mistério dos Apócrifos Bíblicos (importantes fontes documentais para o conhecimento da história, cultura e religião dos judeus, no entender dos católicos) e a poesia dos Evangelhos.

Peguemos o exemplo de o Pai Nosso Pequenininho. A versão de dona Maria é a seguinte:

Pai Nosso Pequenininho/ Nos levai em bom caminho/ Sete Luas nos alumie/ Jesus Cristo, meu pai e padrinho/ Usando a cruz na minha testa/ Para que o demônio não me atente/ Nem de dia, nem de noite/ Nem no pino do meio-dia/ O galo cantou/ Os anjos já levantou (sic)/ Jesus Cristo ressuscitou/ E subiu pela cruz/ Para sempre com o meu Jesus.

Pesquisa feita por Meus Sertões mostra que a mesma oração é feita de diferentes formas, sendo que sua origem provável é Portugal. O professor José Joaquim Dias Marques, PhD em literatura oral e tradicional da Universidade de Algarve, revela que um de seus alunos recolheu uma antiga oração chamada “Pai-nosso/ padre-nosso pequenino”, com os seguintes dizeres:

Pai Nosso Pequenino/ Tem a chave do Deus Menino/ Quem a deu?/Quem a daria?/ São Pedro e Santa Maria/ Cruz em monte, cruz em fonte/ Meu pecado não me encontre/ Nem de dia, nem de noite/ Nem às horas do meio-dia/ Já os galos pretos cantam/ Já os anjinhos se levantam/ Já o senhor subia à cruz/ Para sempre, amém, Jesus.

Mesmo no Brasil, há variações no texto da reza, de acordo com a região. Bette Vitorino, de Juiz de Fora, aprendeu a oração de outra maneira:

Pai Nosso Pequenininho/ Deus me guie em bom caminho/ Sete anjos me acompanhem/ Sete velas me iluminem/ São Francisco é meu padrinho/ Santa Maria, minha madrinha/ Que me fez uma cruz na testa/ Para o demônio não me atentar/ Nem de dia, nem de noite/ Nem por onde eu andar/ E nem no fim da minha vida/ Amém.

Além das diferenças regionais, o curioso é que a oração Pai Nosso Pequenino foi adotada por adeptos de religiões afro-brasileiras e é utilizada com propósitos diferentes.

No Google +, a Federação Espírita de Candomblé e Umbanda do Estado de São Paulo – Morada do Sol (Fecumsol)   recomenda que esta reza seja feita no início e no final da gira (reunião de espíritos que se manifestam incorporados nos médiuns) e na hora de seus adeptos deitarem e levantarem. A reza tem poderes de cura e protege as crianças, de acordo com a entidade. Ei-la:

Pai Nosso Pequenino/ Deus me guarde em bom caminho/ Sete velas me ilumina (sic)/ Sete anjos me acompanha (sic)/ Jesus Cristo, meu padrinho/ Nossa Senhora, minha madrinha/ Fazer uma cruz em minha testa/ Para o cão não me atentar/ Nem de dia, nem de noite/ Nem no pingo do meio-dia/ nem na hora de deitar/ nem na hora de levantar/ Jesus, Maria e José/ Amém.

Outra página eletrônica dedicada à religião afro-brasileira, o Barracão do Zé Pelintra, no Facebook, traz duas versões para a prece. Também observa que é oração muito antiga, pouco conhecida, que deve ser feita quando uma pessoa está em situação de perigo, pois assim ela ficará “invisível ao mal”:

Pai nosso pequenino/ Tem a chave do paraíso/ Quem te deu e te daria/ Foi a Virgem Maria/ Cruz em montes, cruz em fontes/ Meus inimigos não me encontrem/ Nem de noite, nem de dia/ Nem ao pino do meio-dia/ O galo canta pela luz/ Os anjos cantam pela cruz/ Valei-me meu bom Jesus.

Veja nos comentários dezenas de versões diferentes de todo o Brasil para a mesma oração.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

126 respostas

    1. EU SEI DESTA ORAÇÃO DIFERENTE SANTO ANTONIO PEQUENINO 7 LIVRO EU REZEI 7 ANJO ME ACOMPANHA 7 CANDEIA ME ALUMEIA PAU PRA ME FORÇA NÃO TERAR FACA PRA GOME NÃO TERAR ARMA DE FOGO PRA ME FOGO NÃO TERAR DERAMAR ÁGUA NA BOCA ASIM COMO NOSSA MÃE MARIA SANTÍSSIMA DERAMOR LEITE NA GUELA DO MENINO JESUS DEUS QUER DEUS PÔDE FAZÊ TUDO QUANTO ELE PÔDE ASIM EU FAREI DOS MEUS ENIMIHO TUDO QUE EU PUDER

      1. Eu aprendi assim; pai nosso pequenino me dê a chave do paraíso como Deus nos daria, são Pedro e Santa Maria, o demônio não me encontra nem de dia nem de noite nem no pino do meio dia, o galo canta o sino toca Maria reza bem dita seja a hora eu durmo junto com Deus e nossa senhora . Amem!

  1. Eu hein?! Meu Pai Não é e Nunca foi pequenino, Ele é Grande, O Todo Poderoso, meu Senhor , Redentor e Salvador! Nunca foi pequenino!

    1. Maria Amélia Vilanova….não é que Deus seja pequenino….é que a oração é curta….e no nordeste se ensina para crianças desde muito pequenas; eu rezo até hoje, todos os dias.

      1. MUITO BEM DONA NINA MATOS E VERDADE . A ORAÇÃO QUE É PEQUENINA MAS NOSSO DEUS E GRANDE GRANDE E MARAVILHOSO E TÃO GRANDE QUE VER O MUNDO TODO E ELE ESTÁ SEMPRE PRESENTE.

    2. Bom dia, irmã. Perceba que a oração está falando de Santo Antônio. Você conhece a história dele? Todos nós já fomos crianças algum dia. Certo? Essa oração é ensinada às pessoas desde crianças. Então, é natural que se use expressões conforme a linguagem delas. Além disso, analise toda a oração e verá que se trata de desejos bondosos. Então, não tem o porquê de se preocupar pois ninguém está desfazendo de Santo Antônio, ao fazer a reza.

  2. Conheco uma versão diferente que minha Mãe me ensinou e rezo ate hoje.
    Pai Nosso Pequenino, que me guia em bom caminho. Sete anjos me acompanham, sete velas me iluminam.
    Cruz adiante, cruz atrás para o demônio não me atentar, nem de noite, nem de dia , nem no ponto do meio dia. Amém

  3. conheci essa oração assim:padre nosso padre dos pequeninos, Deus me leva em bom caminho JESUS Cristo encontrei em seus braços me botei, sua cruz me pôs diante, inimigos não me atente nem de noite nem de dia nem ao pio do meio-dia.Amém

    sou Sueli de são Gonçalo,quem me ensinou foi minha mãe luzia Geraldo.agora já falecida.

  4. Minha versão é um pouco diferente, aprendi com uma professora quando eu tinha 7 anos hj tenho 28 e sempre rezo antes de dormir ,ela é linda e me da muita proteção e é uma oração para rezar junto com o anjo da guarda .
    Pai nosso pequenino deus me levo ao bom caminho ,7 anjos me acompanhe 7 estrelas me ilumine ,nossa senhora é minha madrinha ,nosso senhor meu padrinho ,maligno não me atender nem de noite nem de dia nem no pino da meio dia .Amém.

    1. Eu sempre ouvia minha mãe reza ela assim pai nosso pequeno me guia em bom caminha sete vela me acompanhar sete livros vou rezar eu fiz a Cruz na testa para o demônio não me atentar nem di noite nem de dia nem no pingo da meio dia amém .

  5. Minha mãe é de uma pequena cidade no Rio Grande do Norte, ela mencionou uma oração bem semelhante que aprendeu com a mãe dela quando morava lá: “Santo Antônio Pequenininho, Me guiai no meu caminho, leve a cruz na minha frente, que o demônio não me atente, nem de noite nem de dia, nem no pino do meio dia. Sete velas na cabeceira…” E o resto ela não se lembra. Eu estava procurando o resto da oração quando achei este site. Interessante saber que existem tantas versões.

  6. Eu aprendi de outro jeito
    Bendito pequeni mim gia em bom caminho nossa senhora e minha madrinha nosso senhor Jesus Cristo meu padrim poim a mao na minha cabeça pro demônio não mim atentar nem di dia nem di noite nem a hora que eu deitar Santo Antônio reza a missa e Jesus Cristo no altar voz benze está casa que nela eu quero morar voz benze minha cama que nela vou mim deitar com Deus eu mim deito com Deus eu mim levanto com as graças de deus e do divino espírito Santo amém

  7. Eu fui criada rezando essa oração e era assim:
    Pai dos pequeninos Deus me rege em bom caminho 7 anjos me acompanha 7 luzes me ilumina Jesus cristo meu padrinho nossa senhora minha madrinha Deus põe a mão na minha frente que o demônio nao me encontrará nem de dia e nem de noite e nem na hora de eu me levar.

  8. Pessoal, pesquisei aqui para saber se mais alguém conhecia a oração e me surpreendi com tantas versões. Minha avó era portuguesa e me ensinou a oração assim: Pai Nosso Pequenino/ quando Deus era menino/ tinha a chave do paraíso/ que las deu, que las daria/ foi a Santa Madalena, foi rogar na santa pedra/ Cruz no monte, Cruz na fonte/ nunca o diacho nos encontre/ nem de noite nem de dia, nem na hora do meio-dia/ já os galos pretos cantam/ já meu Deus subiu à Cruz/ para sempre, ó mãe Jesus

      1. Eu aprendi assim; pai nosso pequenino me dê a chave do paraíso como Deus nos daria, são Pedro e Santa Maria, o demônio não me encontra nem de dia nem de noite nem no pino do meio dia, o galo canta o sino toca Maria reza bem dita seja a hora eu durmo junto com Deus e nossa senhora . Amem!

  9. Minha avó me ensinou diferente!
    Pai nosso pequenino, me leve em bom caminho. Cruz em monte e cruz em fronte, com o cão nunca me encontre!
    Nem de noite nem de dia, nem no pingo da meio dia! Amém
    Minha avó era da Paraíba, acho que casa lugar tem uma forma que também é especial.

  10. tenho um versão que minha vó me ensinou bem parecida.

    Santo Antônio pequenino,
    Que me guie no bom caminho,
    O demônio não me atente,
    Nem de noite nem de dia
    Nem no pingo do meio dia,
    Sete livros se lendo,
    Sete velas se ardendo,
    Sete anjos me acompanhem,
    Com Deus eu me deito,
    Com Deus eu me levanto,
    Minha vigem da Conceição,
    Me cubra com seu divino manto.
    Amém.

    1. chorei muito escrevendo essa oração tem pouco mais de um ano que perdi minha vó, e ainda não me recuperei, somos de Iguatu no ceara, mais atualmente moro em Fortaleza

  11. Aprendi diferente: PAI NOSSO PEQUENINO
    Pai Nosso pequenino, quando Deus era menino que andava pelo mundo. Sete anjos me acompanham, sete velas me alumiam. Nossa senhora minha madrinha, Sto. Antônio meu padrinho. Faço uma cruz na testa para meus inimigos não me atentarem, nem de noite, nem de dia, nem no pino do meio dia.

  12. A versão que minha avó em ensinou:
    Meu pai nosso pequenino
    Me guia em bom caminho
    Que 7 anjos me acompanhem, 7 livros a rezar
    Jesus Cristo, meu padrinho
    Nossa Senhora, minha madrinha
    Que me fez a cruz na testa para o cão não me atentar
    Nem de noite, nem de dia
    Nem na hora de meio dia
    Valei-me Maria e José

  13. Minha oração que aprendi com minha mae quando criança é assim:
    Pai nosso pequenino, me leve em bom caminho, sete anjos me acompanham, sete luz me iluminam, nosso Senhor é meu padrinho, nossa Senhora é minha madrinha, faço a cruz na testa para o demônio não me atentar, nem de noite nem de dia, nem no pino de meio dia e nem na hora de deitar. Amém.

      1. Paí nosso pequenino Deus me leve ao bom caminho, onde Jesus Cristo ajoelhou seu sangue derramou, sua cruz pós adiante coisas ma não me atente nem a noite e nem de dia,nem no pingo do meio dia
        Amém

        1. A versão que eu aprendi com a minha vó foi a mais parecida com a sua até agora. Por enquanto só li a sua que lembra muito a que eu aprendi só que a que minha vó ensinou era um pouquinho maior.

          Santo Antônio pequenino, Deus me leve em um bom caminho, onde Cristo joelhou, o seu sangue derramou, por por uma cruz na frente pois não tem mal que me atente.
          Nem de noite nem de dia, rezando Ave Maria. Nossa Senhora da guia me acompanhe nesta noite e amanhã por todo o dia.

    1. Meu pai me ensinou nessa versão:
      Santo Antônio pequeninho, vós me guie em bom caminho, sete sinos a tocar, sete livros a rezar e sete luzes a me iluminar, Nosso Senhor meu padrinho, Nossa Senhora minha madrinha, Vois me fez uma cruz na testa para o cão não me tentar, nen de noite, nem de dia nem no pino do meio dia, São Pedro rezou missa, São João benzeu o altar, Jesus abençôe meu corpo e minha cama que quero me deitar/levantar.

      1. A reportagem Pai Nosso Pequenino é a de maior audiência do site Meus Sertões em todos os tempos. Além disso, surgem histórias de novas versões para esta prece. Obrigado Antonio por enriquecer ainda mais a nossa cultura com a reza que seu pai lhe ensinou. Grato.

  14. Minha mãe me ensinou assim:
    Pai nosso pequenino , me botai em bom caminho. Jesus Cristo meu padrinho q me faz uma cruz na testa. Sete velas me alumia, sete anjos me acompanha, me guardai por essa noite, amanhã e todos os dias. Me abençoe papai do Céu. Me abençoe mamãe do céu, me põe a santa bênção e me levai pro céu. Santo Antônio diz a missa, São João benze o altar , benza meu corpo q eu vou me deitar.
    Inesquecível essa oração, sinjela e muito poderosa.

  15. Outra versão da minha avó Franquilina Maria da Silva: Pai Nosso Pequenino me botai em caminho, Nosso Senhor é meu padrinho e Nossa Senhora é minha madrinha, sete estrelas me alumiem, sete anjos me acompanhem, para o demônio não me atentar, nem de noite nem de dia, nem no pingo do meio-dia, nem na hora da minha morte. Amém.

  16. Muito interessante todas essas versões de uma oração tão linda, e poderosa. Acabei de aprender de uma amiga querida:
    Pai nosso pequenino
    Deus me leva em bom caminho
    Sete anjos me acompanham
    Sete velas me iluminam
    Nossa Senhora é minha madrinha
    Nosso Senhor é meu padrinho
    Que me fez a Cruz na testa
    O demônio não me tente
    Nem de dia
    Nem de noite
    Nem no pio do meio dia
    Os galos quando cantam
    Os anjinhos se levantam
    O Senhor subiu na Cruz
    Viva sempre
    Amém
    Jesus

      1. Lindas orações; muita fé, sabedoria dos antigos. Eu tenho escrita em um caderno de orações 8 versões diferentes dessa oração. Deus abençoe a todos

  17. Aprendi com meu avó desde pequena. Hoje tenho 40 anos e até hoje sempre rezo essa oração. Confesso que fiquei surpresa por tantas versões. A que ele me ensinou foi mais ou menos assim.
    Pai nosso pequenino Deus me leve em bom caminho. Cruz no monte Cruz na fonte. Demônio comigo não encontre nem de dia nem de noite nem no pingo do meio dia. Agora e para sempre Amém.

    1. Sei que ainda tem alguns trechos que não me lembro mais,pq aprendi essa oração com 4 a 5 anos com meu avó , sempre rezava com ele. E sempre me perdia em alguns pedaços. Acabou que meu avó faleceu e não me lembrava mais de alguns detalhes. Sei também que tinha um trecho que falava que o galo cantava e Santo Antônio levantava. Porém não me recordo mais. Um belíssima oração.

  18. Eu já aprende diferente com minha vó.

    Santo Antônio pequenino
    Sete aliviais
    Sete candeias mim ilumine
    Nossa senhora minha madrinha
    Mim pegou na mão direita
    Mim levou nós pés da cruz
    Pra não ser atentado pelo demônio
    Nem de dia nem de noite
    Nem no empinou do meio dia
    Com deus endiante
    Paz não guia
    Mim vale meu deus e a virgem Maria
    Amén.

    1. Quando eu era criança,meu pais me ensinaram de outra versão,
      Pai nosso pequenino,
      Deus me guie em bom caminho,
      Sete anjos me acompanhem,
      Sete estrelas me ilumine,
      Faço a cruz na testa para o sujo não me atentar,
      Nem de noite,nem de dia,
      Nem no pino do meio dia,
      Nem na hora da nossa morte,
      Amém!!

  19. Eu conheço um pai nosso pequenino só um pouco diferente. Quem me ensinou foi meu avô. Ele aprendeu com a mãe dele, que aprendeu da vó dele. É assim: Pai nosso pequenino que serás a minha guia, sete anjos que me guarda, sete velas me lumia, tirai a tentação da minha companhia. Amém.

  20. Ainda pequena aprendi com minha mãe(cearence) e rezo até hoje, todos os dias ao deitar, tenho 61 anos e mamãe 94

    Pia Nosso pequenino
    Deus me guie um bom caminho
    Sete estrelas me ilumine
    Sete anjos me acompanhe
    Nossa Senhora minha madrinha
    Nosso Senhor meu padrinho
    Me fez uma cruz na testa
    Mode o cão não me atentar
    Nem de dia nem de noite
    Nem no pingo do meio dia
    Nem na hora da morte
    Amém!

    1. Lindo depoimento. Como é bacana ver a preservação de uma tradição. Mais: mãe e filha juntas. Vocês são de qual cidade?
      Grato pelo contato,
      Paulo Oliveira

  21. A minha avó desse jeito .Pai nosso pequenino sete livro eu rezei sete Candeias mim ilumini o senhor que meu padrinho a senhora que é minha madrinha com a Cruz que mim fez na testa não quero que o diabo mim atente nem de noite nem de dia nem no pino do meio-dia o galo canta o senhor subiu pra Cruz para sempre senhor Jesus .E eu rezo toda noite após o pai nosso.

  22. A que me ensinaram desde criança é diferente, é assim:
    Pai nosso pequenino/ Deus me leve em bom caminho, sete anjos me acompanhe/ sete estrelas me ilumine/ para quê o demônio não me atente/ nem de dia/ nem de noite/ nem no pingo do meio dia/ nem na hora da minha morte/ o galo canta pela luz e os anjos pela cruz/ oh meu bom Jesus amém

  23. A minha querida avó já falecida me ensinou assim e sempre vou para o trabalho rezando essa oração: Pai Nosso pequenininho Deus me ponha em bom caminho. Jesus é meu padrinho que me pôs a cruz na testa. Sete anjos me acompanham, sete velas me iluminam, o diabo não me atenta , nem de dia e nem de noite e nem na hora dos século, amém. Sou de Cruzeiro do oeste, Paraná, a vó era da região de Londrina e criada por italianos.

    1. Obrigado por nos apresentar a versão ensinada por sua avó. Muito legal saber que a reza se difunde por várias regiões do país. Grande abraço de toda equipe Meus Sertões.

  24. Minha mãe falecida no dia 14 de março 2020 com 89 anos ensinou assim.
    Santo Antônio pequenininho
    Me guiai pelo bom caminho
    Fazei que o demônio não me
    Atente nem de noite nem de dia
    Nem no pingo do meio dia
    Sete velas me iluminem
    Sete anjos me acompanhem
    Minha alma para o reino
    Do céu amém

  25. Aprendi com minha mãe, que faleceu em 26 de outubro de 2009: “PAI NOSSO PEQUENINO, DEUS ME LEVE A UM BOM CAMINHO. JESUS CRISTO MEU PADRINHO QUE ME FEZ A CRUZ NA TESTA. SETE ANJOS ME ACOMPANHE, SETE MELAS ME ILUMINE, QUE O DIVINO ESPÍRITO SANTO ME ILUMINE PARA SEMPRE AMÉM”

  26. Eu tenho 26 anos atualmente e rezo até hoje essa oração. Mas, meu pai de ensinou assim: Pai nosso pequenininho, livrai-me do mal caminho, sete anjos me acompanham, sete luzes me iluminam, Jesus Cristo meu padrinho, que fez a cruz na minha testa para o diabo não me atentar, nem de dia, nem de noite, nem na hora de meio dia. Com Deus me deito, com Deus me levanto, na graça do Espírito Santo, amém.

  27. Minha avó era índia, porém católica, rezadeira, parteira e de uma mediunidade incrível. Um dia recebeu a presença de alguém que se dizia “anjo Natanael” e pediu que todos aprendessem esse oração e rezassem para se proteger de qualquer mal.
    Ele foi ditando com uma voz suave para que pudessem escrever:

    Pai Nosso Pequenino
    Deus me guie em um bom caminho
    Sete anjos me acompanhem
    Sete estrelas me alumiem
    Foi Deus quem me fez a cruz na testa
    Para o cão não me atentar
    Nem de noite, nem de dia
    Nem ao pino no meio dia, nem na hora de deitar
    As contas do meu rosário são balas de atirar
    Com elas combato o inferno rezando 3 Ave Maria (rezar Ave Maria 3 vezes).

  28. Eu pesquisando a oração, não encntrei uma se quer parecida c a minha. E acho q sua a unica q reza assim.

    *Pai nosso pequenino, quando Deus era menino.
    São João meu padrinho.
    Nossa Senhora minha madrinha.
    Nossa Senhora fez uma cruz em minha testa.
    Para o demônio não me atentar.
    Nem de dia nem de noite E nem na hora de nossa morte. Amém.

    Será q sempre rezei errado?

  29. Pai nosso pequeninho, me leve ajoelhado com sangue derramado, não me conte coisa ruim nem de dia nem de noite nem na hora do meio dia . O anjo custódio pendendo na cruz sangue de Cristo salvai- me o meu Jesus.

  30. O que eu tenho aqui diferente!
    Pai nosso pequenino que me guia um bom caminho
    Deus é meu padrinho
    Nossa senhora é minha madrinha.
    Me fez uma cruz na testa(+)para o cão não me atentar,nem de noite e nem de dia.
    O Pai me bendiz (+)o filho me dá luz.Grande é o Espírito Santo e o nome de Jesus(+)
    Amém.

  31. Adorei a compilação dessa maravilha reza, meu padrinho me ensinou a muito tempo, é diferente de todas mas com mesma poder de proteção.
    Uma pergunta, o que significa o sic que colocou no final das frases?

    1. Grato pelo contato. Sic significa que a frase citada foi transcrita exatamente como foi encontrada no texto de origem. É a redução de da expressão em latim
      sic erat scriptum, traduzida ao pé da letra para “assim estava escrito”.

  32. Boa noite! Aprendemos essa oração de uma forma diferente, repassada pela minha bisavó cearense Antônia Ferreira Coêlho, da cidade de Novo Oriente. A oração é assim:
    Santo Antônio pequenino / quando Deus era menino / corre a fonte corre o monte / traz a chave do paraíso / quem te deu quem te daria / foi Jesus e Santa Maria / os inimigos nunca me encontrem nem de noite nem de dia / nem ao pingo do meio dia nem qualquer hora do dia / meu Jesus Ave Maria.

  33. Aprendi esta oração com a minha mãe quando eu era pequeno. Foi assim:

    Pai nosso pequenino
    Que Deus me leve em bom caminho
    Sete velas me iluminam
    Sete anjos me acompanham
    Nossa Senhora é minha madrinha
    Nosso Senhor é meu padrinho
    Que me fez uma cruz na testa
    Que o demônio não me atente nem de dia e nem de noite
    Nem na fonte do meio dia
    Canta o galo
    Sai a lua
    Saem os anjos pela cruz
    Minha alma junto com eles para sempre
    Amém
    Jesus

  34. Minha mãe foi encinada por seu pai e ensinou eu e todos meus irmãos desta forma.

    Pai nosso pequenino Deus me leve em bom caminho.
    Jesus Cristo é meu padrinho que me fez a Cruz na testa, me livre das pisadeira das 4 mãos furadas.
    Cinco 5 anjos me acompanhei 7 velas me ilumine .
    Coisa ruim não me atente , nem de dia nem de noite, nem na hora da minha morte amém.

  35. Eu sou paranaense, e minha saudosa mãe era do norte da Bahia..e ela me ensinou uma versão dessa oração, quando eu ainda era muito pequena…e nunca mais esqueci…

    “Santo Antonio pequenino, me coloque no bom caminho,
    Senhor meu padrinho e senhora minha madrinha, fez uma cruz na minha testa para o sujo( demônio) não me tentar, nem de noite, nem de dia, nem o pino do meio dia.
    Sete anjos me acompanha…sete estrelas me ilumina com um pai nosso e uma ave maria. Amém”

  36. Olá!! Que Deus ilumine à todos!
    Pesquisando aqui a Oração: “Pai Nosso Pequenino”, encontrei varias versões semelhantes mas, nenhuma igual a que aprendi com minha querida avó (in memoriam) que se chamava Pastora. Oração que rezo até hoje:

    ” Pai nosso pequenino
    Deus me guie em bom caminho
    Sete anjos me acompanhe
    Sete estrelas me alumeie
    Nossa Senhora minha madrinha
    Nosso Senhor meu padrinho me fez uma cruz na testa pra o cão não me atentar
    Nem de noite, nem de dia
    Nem na hora de deitar

    Maria Mãe de Deus
    Maria Mãe de misericórdia
    Livrai-me do inimigo
    Socorrei-me na hora de minha morte (repete mais uma vez)

    Maria Mãe de Deus
    Maria Mãe de misericórdia
    Livrai-me do inimigo Recebei-me na hora de minha morte
    Amém”.

    “Com Jesus me deito
    Com Jesus me levanto
    Com as Graças de Deus e o Divino Espírito Santo
    Amém”.

  37. Minha mãe me ensinou diferente, e ensinei para minha filha:
    “Pai nosso pequenino,
    sete anjos me acompanham,
    sete velas me iluminam,
    nosso senhor Jesus Cristo meu padrinho,
    nossa senhora minha madrinha,
    que me fez uma cruz na testa,
    pro demônio não me pisar,
    nem de dia, nem de noite,
    e nem ao fim de meio dia,
    canta galo com sua luz,
    fechar meu corpo com a chave de Jesus”
    Amém

  38. era desta maneira que minha avó rezava qdo eu era criança e hoje com 41 anos nunca mais esqueci:

    Pai nosso pequenino, nos guie em bom caminho, Sao José é meu Padrinho, Nossa Senhora é minha Madrinha, sete anjos me acompanham, sete velas me iluminam, sete sinos eu ouço tocar, o diabo nao me atenta nem dia, nem de noite, nem na volta do meio dia, meu corpo seja fechado com os poderes da Virgem Maria.

    Amem

  39. Me chamo Thales Victor. Meu papai Domingos Victor Dias e minha mamãe Maria Arlinda Furtado de Mendonça me ensinaram essa oração há quase três décadas, na seguinte versão:

    “Pai Nosso Pequenino,
    Deus me leve em bom caminho,
    Sete anjos me acompanhem,
    Sete velas me alumeiem,
    Sete dias de eu rezar,
    Três vezes na Quaresma,
    Outro tanto no carnal,
    O demônio não me atente, nem de dia, nem de noite,
    Nem na hora de eu deitar,
    Com Deus eu me deito,
    Com Deus eu me levanto,
    Pelas graças de Deus e do Divino Espírito Santo,
    Jesus, Maria e José,
    Minh’alma vossa é.

    Pelo sinal da Santa Cruz,
    Livrai-nos Deus, nosso senhor,
    De nossos inimigos.

    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,

    Amém.

  40. Eu aprendi muito pequena porém bem diferente.Ja não lembro com muitos detalhes porem acho que era assim.
    Padre nosso pequenino, quando Deus era menino,Manoel andava do mar e embalava São José com as três Marias a Pe. Uma era Santa Maria outra Santa Catarina outra Santa Zebrilina, prometeram andar descalças ,vestidinhas de blurel para alcaçar as 7 chagas do Divino Manoel.Manoel esta na rede embalando São José , São Jose Canta com os Anjos Gloria a Padre Dominé.

  41. Aprendi diferente com meus pai, descendente de Italianos.

    Pai Nosso pequenino, foi indo pelo caminho, Jesus Cristo meu padrinho, fez a Cruz na testa, cinco anjos me acompanham, cinco vela me ilumina, meu inimigo não me atende, nem de dia nem de noite, até a hora da morte, amém.

  42. Relembrei a minha infância quando ia para o interior dos meus avós, portas trancadas, lamparinas acesas e nós crianças com os ouvidos aguçados com o latido dos cachorros e preocupados com as pisadas do lobisomen que poderia passar correndo nas estradas na lua cheia. Então meu avô nos ensinou essa oração de proteção e resávamos todas as noites Padre nosso pequenino, tem a chave do paraíso, quem me deu? Quem me daria? Foi a virgem Maria. Foge fonte, foge monte e que o demônio não me encontre, nem de noite, nem de dia, nem um pingo do meio-dia, nossa senhora me alumei Santo Antônio dai-me o guia. Amém!

  43. Meus pais, Luzia e Nivaldo, lá no interior de Alagoas (Boca da Mata), nos ensinou a rezar assim:
    Pai Nosso Pequenino/
    Deus me guie em um bom caminho/
    Sete estrelas me iluminem/
    Sete anjos me acompanhem/
    Nosso Senhor é meu padrinho/
    Nossa Senhora é minha madrinha/
    Que me fez uma cruz na testa✝️/
    Pra o demônio não me tentar/
    Nem de dia nem de noite/
    Nem na hora que eu for me deitar/
    Santo Antônio rezou missa/
    Jesus Cristo benzeu o altar/
    Assim benza a minha cama ✝️/
    Que nela vou me deitar. Amém.

  44. São tantas versões. Minha avó ensinou minha mãe, que me ensinou e agora estou passando pra minha pequena. Eu conheço assim:
    Pai nosso pequenino
    Que nos guie em bom caminho
    Sete estrelas me alumei
    Sete anjos me acompanhem
    Nossa Senhora minha madrinha
    Nosso Senhor meu padrinho
    Para o cão não me atentar
    Nem de dia, nem de noite
    Nem no pino do meio dia
    Nem na hora da minha morte
    Amém!

  45. A versão que eu conheço aprendi com minha mãe, interior de Minas Gerais.
    “Jesus Cristo pequenino, quando Deus era menino, Deus me guie um bom caminho, sete anjos me acompanhe, sete luz me ilumine, para o demônio não me atentar até a hora de minha morte amém.

  46. Bom dia!
    Contribuição do Pai Nosso Pequenino aqui do sul do Brasil (Tupanciretã-RS):

    Pai Nosso Pequenino
    Que tem a chave do paraíso
    Onde Deus mede o caminho
    Senhor do céu é meu padrinho
    Que me fez a cruz na testa
    Redemoinho não me atenta
    Nem de dia nem de noite
    Nem horas da meia noite
    Nem horas que o galo canta
    O galo canta sai a luz
    Onde os anjos fazem cruz
    Minha virgem mãe de Deus
    Para sempre amém Jesus!

    ……… …….. ……..

  47. Que lembrança maravilhosa! Tenho 52 anos, me lembrei da minha avó que me ensinou muitas rezas quando tinha 5 ou 6 aninhos e essa era uma das que não conseguia lembrar. Agora ficou clara a lembrança ,era assim: Pai nosso pequenino tem a chave do paraíso, quem te deu foi a Virgem Maria. Cruz monte, cruz ponte, que o diabo não me atente, nem de noite, nem de dia, e nem o pino do meio dia. Quem essa oração rezar três vezes ao dia nossa senhora virá avisar. Amém.

  48. Tenho uma linda lembrança desta linda oração. Minha Avó “Vó Dith”, mulher nordestina, negra, órfã de pai e mãe ainda tão pequena. Ela tinha uma história de muita dor e sofrimento, porém o sorriso estava sempre lá, amor saía pelos poros de sua pele surrada e abatida, mas eis que ali tinha o mais belo de todos os sorrisos. Seus vestidinhos azul e outro rosa surrados pelo tempo e pelo desgaste ainda me faz lembrar o seu cheirinho, cheirinho de Vó Dith .
    Minha vózinha em 2005 e 2006 estava muito doentinha por conta da sua diabetes, já não tinha suas perninhas, porém ela pouco entendia, pois tinha Alzheimer em um estado já bastante avançado. Mas ela estava ali, sempre linda, aquela senhora que tanto carregou eu, minha irmã e meu irmão nós seus braços acolhedores, agora estava em nossos braços, pois não podia mais caminhar, Deus levou suas duas perninhas primeiro… Hoje eu entendo, ele não queria que ela fosse caminhando para o céu, ele lhes deus asas. A Vó Dith me ensinou uma oração quando estava no auge do seu alzheimer, essa foi a melhor herança que eu poderia receber.

    Oração:

    Pai Nosso Pequeninho
    7 anjos a rezar
    7 sinos a tocar
    Nossa Senhora Minha Madrinha
    Nosso Senhor Meu Padrinho
    Fazer uma cruz na testa modi o Cão não atentar
    Nem de dia nem de noite nem na hora da minha morte
    Amém

    O minha Pretinha linda, minha Vó Dith que essa eu posso chamar de minha.

    Obrigado por permitir que eu participasse de sua vida.

    Essa é a oração que eu faço a noite todos os dias.

    Gratidão ❤️

  49. O lá,
    Sou de portugal e a minhã avó ensinou-me esta versão:
    Padre nosso pequenino
    quando deus era menino ja fazia a cruz na testa
    pro diabo não peça nem de noite nem de dia
    e ao fim do meio dia ja os galos cantão o canto
    já os anjos se alavantam
    e o senhor vem para a cruz
    para sempre o meu Jesus Maria e José
    minha alma vossa e ade ser quero amar até morrer!

    Obrigada!

  50. Eu sei uma versão diferente que aprendi com minha tia-avó em Portugal :

    Pai Nosso Pequenino, pelos montes vai rugido leva as chaves do sacrário, quem las deu quem las daría? Foi a Virgem Maria.
    Cruz em monte, Cruz em fronte,
    Nunca o demónio comigo se encontre.
    Nem noite, nem de dia, nem à hora do meio dia.
    Já os galos pretos cantam, já os anjos se levantam.
    Já nosso Senhor subiu à Cruz para sempre amém Jesus.

  51. Gente minha avó que Deus a tenha em um bom lugar….. Ela é bacana e criada no Ceará me ensinou desde menina essa oração bem diferente, e nunca me esqueci.
    Era assim…
    Santo Antônio pequenino
    Chaveiro do paraíso
    Que me deu? Quem me daria?
    Foi a virgem santa Maria
    Corro monte corro fonte
    Para o cão não me atentar
    Nem de noite, nem de dia
    Nem o pingo do meio dia
    Quando o galo canta
    Os anjos se levantam
    Jesus Cristo estais na cruz
    Minha alma está na luz
    Nossa senhora me acompanhe
    Para sempre a mim jesus ..

  52. A versão que eu aprendi é diferente seja ela: Pai nosso pequenino, nós guia em um bom caminho, sete anjos me acompanha, sete livros eu vou rezar, fazendo três cruz na testa, para o cão não me atentar, nem pela noite nem pelo dia, nem ao pingo da meio dia, santo Antônio reza a missa jesus Cristo no altar, santo Antônio abra todos os caminhos por onde eu e minha família vamos passar, por que com Deus eu me deito e com Deus eu me levanto com os poderes de Deus e do divino espírito santo, amém .

  53. Também aprendi uma versão diferente
    Pai nosso pequenino me levai em bom caminho Jesus Cristo meu padrinho nossa Senhor minha madrinha ,cruz na fonte cruz no monte q o demônio não me encontre nem de dia nem de noite nem na hora do meio dia ,canta o galo vem a luz onde os anjos fazem cruz para sempre amém jesus

  54. Eu aprendi com meu pai assim:
    Meu Pai nosso pequenininho
    Deus me leve em bom caminho
    7 estrelas me alumei
    7 anjos me acompanhem
    7 me ensinem a rezar
    Para quem faz a cruz no peito
    Para o cão não atentar
    Nem de noite nem de dia
    Nem no pingo do meio dia
    Jesus, Ave Maria
    Amém

  55. Eu também aprendi diferente. Não se por que era criança e esqueci alguma coisa.
    Padre Nosso pequenino! Deus me leve em bom caminho. Sete anjos me acompanhem, sete luzes me alumiem. E que o cão não me atente nem de noite e nem de dia nem no pingo do meio dia.
    Amem!

  56. Pai nosso pequenino Deus mim leve em um bom caminho 7 anjos mim acompanhe 7 luzes mim alumei jesus Cristo é meu padrinho nossa senhora é minha madrinha quem mim fez a cruz na testa para o demônio não mim atentar nem de noite nem de dia nem no pingo só meio dia José de luz boa beijai quiloaltar beijai na minha cama quando eu for mim deitar.

  57. Engraçado como tem tantas versões, algumas se assemelham,li todas as orações e comentários kkkkk, sou curiosa, mas não encontrei a versão que aprendi quando criança,ela é bem diferente, encontrei até algumas que se assemelham. Na minha infância uma senhora chamada Maria ,reunia várias crianças e ensinava muitas rezas e orações,algumas crianças ela mandava pra casa, e outras ela pedia pra ficar, então ela ensinava orações diferentes aos que ficavam,eu era de umas que ficava, ela dizia que as que ficavam tinham mediunidade, que um dia iria precisar dessas orações,dito e feito,eu hoje preciso muito dessas orações para ajudar a algumas pessoas. Vou procurar meu caderno de orações e depois volto aqui na página pra copiar, não quero correr o risco de escrever algum trecho errado. Amei essa página, obrigada por compartilhar esses conhecimentos.

  58. Lembro-me da minha avó paterna na zona do barlavento do Algarve em Portugal, nos rezar connosco ao colo:
    Padre Nosso Pequenino
    Dá-lhe a chave do Menino
    Quem a tem, quem a teria
    São Pedro, Santa Maria
    Cruz em monte, cruz em fonte
    Que o pecado não me encontre
    Nem de dia, nem de noite
    Nem à hora do meio dia
    Já os galos pretos cantam
    Já os anjos s`alevantam
    Já o Senhor subiu à cruz
    Que a minh´alma tenha luz
    Para sempre Ámen Jesus

  59. A minha mãe me Encino ass pai nosso pequenino que Deus deixou pela doutrina que nos dá q nós daria seu Pedro e santa Maria cruze monte cruze fonte com o demônio não encontre nem de dia nem de noite nem horário de meio dia quando o galo canta vem a luz onde os anjos fazem Cruz para sempre amém Jesus.

  60. Eu aprendi diferente
    Pai nosso pequenino
    7 sinos a tocar
    Nosso senhor é meu padrinho
    Nossa senhora minha madrinha
    Me faz uma cruz na testa
    Pro demônio não me atentar
    Nem no pino de maio dia
    E nem na hora de nossa morte
    Amém

  61. Ahhhh que lindeza , emocionada aqui. Minha linda vozinha me ensinou uma versão diferente, mas que tem muitos elementos parecidos. A musicalidade e a rima são envolventes e lembram um colo… colo de vó
    “Pai Nosso Pequenino, sete anjos me acompanham, sete candeias me alumiam. Nossa Senhora, minha madrinha, Nosso Senhor, meu padrinho , me pegaram pela mão, me levaram para bela Cruz para o cão não me atentar, nem de noite nem de dia, nem ao pino do meio dia , nem na hora da minha morte, nem quando vou me deitar. Tudo por mim, meu Deus, nada contra mim, Mãe de Deus. Daí ela terminava sempre assim: “Com Deus me deito , com Deus me levanto, com a glória de Deus e do divino Espírito Santo. ”

    Fico pensando na riqueza dos aprendizados, de onde terá vindo a primeira versão que foi espalhada de boca a ouvido de Portugal ao Brasil… que maravilha… gratidão pelo trabalho tão lindo de reunir tudo aqui. Muitas bençãos para vocês

  62. Que bacana ver tantas versões, a que eu aprendi também é diferente, é assim:
    “Pai nosso pequenino, quando Deus era menino, São José meu padrinho, Nossa Senhora minha madrinha, 7 velas me iluminam, 7 anjos me acompanham, coisa ruim não me atenta, nem de dia, nem de noite, nem na hora da minha morte. Amém”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques